Transplante de sobrancelhas
O que é o transplante de sobrancelhas?
O transplante de sobrancelhas é um procedimento cirúrgico que extrai folículos capilares saudáveis do próprio paciente – geralmente da região da nuca – e aplica, um a um, nas sobrancelhas. Com isso, é possível restaurar o volume e o desenho de forma permanente.
Para quem o transplante de sobrancelhas é indicado?
Podemos indicar o transplante de sobrancelhas para os pacientes que tiveram perda natural, resultante do processo de envelhecimento, por fatores externos, como acidentes que resultam em cicatrizes, queimaduras e retirada em excesso, ou, ainda, pela própria característica genética.
Há alguma contraindicação para o transplante de sobrancelhas?
Antes de mais nada é preciso uma avaliação médica para descartar se a perda dos fios da sobrancelha está relacionada a alguma patologia, como alopecia fibrosante, hipotireodismo, doença de Hansen e dermatite atópica, por exemplo – ou mesmo efeito de alguma medicação. Somente uma avaliação especializada do quadro geral de saúde do paciente permitirá indicar se ele pode ou não realizar o transplante de sobrancelhas.
Como é a recuperação pós-transplante?
Feita com anestesia local, a cirurgia pode levar até três horas, mas a recuperação costuma ser rápida. Nos primeiros dias, é importante que o paciente evite qualquer tipo de atrito na região, para evitar o deslocamento dos fios. Também não é recomendado se expor ao sol e fazer exercícios físicos intensos. Depois de duas semanas, é normal que os fios recém-transplantados caiam. No entanto, eles crescerão naturalmente em seguida. É fundamentar seguir todas as orientações do médico para o sucesso do procedimento.
Como é a manutenção da sobrancelha depois do transplante?
Os fios vão manter as características de origem, ou seja, o crescimento dos fios vai ser semelhante ao da região original dele. É importante que o paciente faça a manutenção periódica, aparando o excesso, para que as sobrancelhas se mantenham harmônicas.
Quem já fez micro pigmentação pode fazer transplante de sobrancelhas?
Sim, pacientes submetidos anteriormente a processos de pigmentação podem fazer o transplante de sobrancelhas, mas é necessário aguardar de 6 meses a um ano até que a pele se recupere. Com isso, também se evita o risco de alguma complicação.
O transplante de sobrancelhas é definitivo?
Sim, se o paciente não tiver nenhuma questão de saúde prévia ou posterior que leve à queda dos fios – uma doença autoimune ou um tratamento de quimio, por exemplo, a sobrancelha pode ser implantada uma única vez, de forma definitiva.
O transplante de sobrancelhas é minimamente invasivo, mas é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado somente por profissionais capacitados.
A Dra. Ana Barcelos tem especialização em transplante de sobrancelhas e atende na Clínica Colonetti, em Florianópolis. Agende agora mesmo sua avaliação e tenha de volta a confiança no seu olhar!