CICATRIZES

De acne:

Como se livrar delas?

Não é somente durante a erupção das espinhas que a acne provoca desconforto – ela pode deixar marcas e prejudicar a autoestima para além da adolescência, fase em que costuma ser mais comum.

E se engana quem pensa que as cicatrizes de acne são todas iguais. Elas podem variar também de cor e de tamanho – e o que vai determinar o tratamento a ser seguido: podem ser fundas ou altas.

Se forem do tipo mais comum, aquele que forma pequenos “buraquinhos” na pele, é mais fácil reverter. São as chamadas cicatrizes atróficas ou “ice peak” – como se tivessem sido provocadas por um picador de gelo. Para os casos mais leves, temos alternativas como lasers de CO2 e microagulhamento.

Já para melhorar o aspecto de “cratera” deixado pela acne grave, podemos adotar a técnica cross, que associa ácidos e bioestimuladores de colágeno para preencher a região.

No entanto, algumas cicatrizes deixadas pela acne podem ser do tipo “elevadas” , formadas por um excesso de colágeno na região da erupção. Nesses casos, uma alternativa é fazer a raspagem da cicatriz, o chamado shaving. Alguns tipos de lasers também podem ser utilizados nesses pacientes, mas, em alguns casos, será necessário fazer a remoção cirúrgica das marcas.

É importante lembrar que o tratamento de cicatrizes de acne costuma ser complexo – na maioria das vezes, é a combinação de dois ou mais procedimentos que vai promover resultados realmente efetivos!